Ajude consignando parte do seu IRS

Uma Casa de Todos,com Todos e para Todos...

Slide2

Um Sonho...

Slide3

Uma Obra...

Slide4

Uma Casa de Todos,com Todos e para Todos...

Slide5

Um Sonho...

Slide6

Uma Obra...

Slide1

CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE S. MARTINHO DE BRUFE

https://www.csp-brufe.pt/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/920769IRS_slider_v2.jpg https://www.csp-brufe.pt/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/709764centro_brufe_8.jpg https://www.csp-brufe.pt/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/695277centro_brufe_11.jpg https://www.csp-brufe.pt/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/258206centro_brufe_13.jpg https://www.csp-brufe.pt/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/264313centro_brufe_15.jpg https://www.csp-brufe.pt/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/193181centro_brufe.jpg https://www.csp-brufe.pt/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/144449centro_brufe_2.jpg https://www.csp-brufe.pt/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/243099Qualitas_Banner_Site.jpg

creche

lado serv lado centro lado lar

visita pascal 1

Visita Pastoral

Estávamos na semana de Visita Pastoral. No dia 9 de junho foi dia de Visita ao Centro Social. O Bispo Auxiliar D. Nuno Almeida foi o Pastor que nos visitou.

 

As semanas que antecederam foram de preparação. O dia era aguardado com muita ansiedade. Mesmo sem perceber o que é ser bispo, os mais pequenos já sabiam o seu nome. Mesmo sem conhecer o Sr. D. Nuno, os mais velhos já o imaginavam.

Enquanto esperávamos o grande dia, 9 de junho, tivemos um tempo para tudo. Pensamos num tapete e fomos apanhar flores. Pensamos numa canção e ensaiamos com as crianças o Gira, Gira o Carrossel. Pensamos numa prenda, e pintamos num azulejo o terço, ao qual associamos a melodia da ‘Força serena de Maria’, nas vozes de todos os colaboradores.

O dia chegou e a hora foi-se aproximando. Eram pouco mais das 10 horas e 30 minutos, quando recebemos o Sr. D. Nuno Almeida. Um homem simples e simpático, um verdadeiro representante de Cristo. Cumprimentou individualmente cada um de nós. Trazia a alegria no rosto.

 

 visitapastoral  visitapastoral  visitapastoral  visitapastoral

 

Sabíamos de si que era um homem da música, tinha até já editado um CD, com o grupo de jovens da Paroquia onde tinha sido Pároco. E por isso, no pátio interior, a viola estava reservada para um momento musical com os mais pequenos da Creche. Cantou connosco o ‘Gira, gira o carrocel’. A melodia convidava a bater palmas. Ficam-nos as palavras: Eu não quero ser um carrossel / Que não sai do mesmo lugar / Pois eu quero ao amor ser fiel / E contigo servir e amar.

Daqui seguimos para a Capela S. Joaquim e Santa Ana. Os mais velhos aguardavam conhecer o rosto do Sr. D. Nuno. Mais uma vez cumprimentou-os a todos, individualmente. Na eucaristia que se seguiu propusemo-nos a celebrar a vida. Entre os mais novos e os mais velhos percebemos que, sendo um Dom de Deus, a vida é também uma dádiva. Aceitando que neste caminhar, à alegria da Vida, acrescenta-se a dor e o sofrimento. Mas em Deus-Pai alegramo-nos e exaltamo-nos, porque é grande nos Céus a nossa recompensa, como nos recordou S. Marcos, no Evangelho.

 

 visitapastoral  visitapastoral  visitapastoral  visitapastoral

 

Mas a celebração contemplava ainda o Sacramento da Santa Unção. Diz-nos D. Nuno que é o sacramento do abraço, da carícia de Deus. E foi assim mesmo que sentimos este especial momento. Foi no colo de Pai que nos sentamos, que as nossas forças se restabeleceram para que a vida seja essa celebração do dom de Deus em cada.

Terminamos a celebração nos braços de Maria. Dando-lhe graças por também nos acompanhar e nos guardar.

 

 visitapastoral  visitapastoral  visitapastoral

 

E como família que somos, o encontro terminou à mesa do almoço. Aí trocamos conversa, partilhando alegrias, fazendo também festa. Era dia especial e, em família, os dias especiais têm sempre um docinho e uma recordação. O café foi acompanhado por bolinhos de coco feitos pelos mais velhos. Ao Sr. D. Nuno oferecemos o azulejo e ele deixou-nos a carta encíclica Laudato Si e o livro Querido Papa Francisco - O Papa responde a cartas escritas por crianças de todo o Mundo.

Foi verdadeiramente um Dia de Festa. Mas daquelas festas que enchem o coração de paz.

 

 visitapastoral