
Serviço de Apoio Domiciliário
O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), como resposta social de apoio à terceira idade, consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias, quando por motivo de doença, deficiência, ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as actividades da vida diária.
Os objectivos do SAD são:
a) Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos utentes e famílias assegurando-lhes a satisfação das necessidades básicas;
b) Assegurar o apoio psicossocial aos utentes e suas famílias, de modo a contribuir para o bem-estar emocional e a sua integração social;
c) Colaborar na manutenção da saúde física do utente através da prestação de cuidados de saúde;
d) Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização permanente do idoso, no sentido de lhe proporcionar os cuidados que necessita na sua própria residência;
e) Realizar actividades recreativas que previnam o isolamento social do utente e que o integrem socialmente.
INSCRIÇÃO
Para efectivar a inscrição, nos serviços administrativos, os documentos necessários são:
Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão Número de Identificação Fiscal do cliente Nº de Identificação da Segurança Social do cliente (NISS) Cartão do Serviço Nacional de Saúde Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão do agregado familiar/responsável Número de Identificação Fiscal do agregado familiar/responsável Declaração Médica comprovando a situação clínica do cliente Recibos de vencimento do agregado familiar Declaração Anual Rendimentos Declaração de IRS Comprovativo de liquidação da Declaração de IRS Despesas com saúde (doença crónica) Despesas com habitação (renda/credito habitação) Despesas com transporte público (passe)
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